sábado, 27 de maio de 2017

Endurance: Tiel Andrade/Franco Pasquale vencem em Santa Cruz

Tubarão prova novamente que é bom na água (Foto: Dudu e Fábio Leal/MS2)

Numa etapa dominada por muita água, o resultado pode ser considerado "lógico": o protótipo "Tubarão" venceu.

Com muita chuva desde os primeiros treinos, ainda na sexta, foi um fim de semana complicado até o final. Ainda na sexta, algumas rodadas acontecidas na reta mostravam que as condições eram realmente críticas.

Mais rápido na sexta e fazendo a pole position, a dupla Franco Pasquale/Tiel Andrade mostrava que estava com pilotagem e carro afinadas para o tempo molhado. Na manhã de sábado, com uma leve diminuída nas precipitações, que deixou a pista apenas úmida, foi realizado o classificatório, com pole do Tubarão #5 Duratec Turbo de Franco e Tiel marcando o tempo de 1:30.198.

Sob estas condições um pouco mais favoráveis, a direção de prova optou antecipar a largada para as 10h, ao invés das 13h, decisão que se mostrou acertada, pois foi a única parte do dia em que a chuva diminuiu, tendo a largada ocorrendo com pista úmida, sem grande acúmulos de água.

Scorpion Hayabusa Turbo chegou a pressionar

Franco, que largou no Tubarão, sofreu a pressão do inglês Stuart Turvey (protótipo Scorpion Hayabusa Turbo), e posteriormente de João Cardoso Jr (MRX #44), mas entregou o carro na liderança para Tiel Andrade, que manteve a ponta. Com a chuva voltando forte, a direção de prova obrigou-se a determinar a presença do safety car, que ficou praticamente meia hora liderando o pelotão, até que, completados 75% de prova, foi dada a bandeirada, conforme permitem as normas desportivas.

Já a equipe Satti Racing deu um show de superação, após acidente forte do MCR #71 de Ian Ely/Daniel Claudino na sexta, reconstruiu a parte dianteira do chassi do carro, conseguiu participar da prova e ainda garantiu o pódio na 2ª colocação da classe GP1.

Os vencedores das categorias: GP1 - Tiel/Franco (Tubarão); P2 - "Machão" Cardoso/Ruben Ghisleni (MRX #44); P3 - Marcelo Giacomello/Renato/Matheus Stumpf (MRX VW #8); GT1 - Paulo Rutzen/Vilson Jr (Lamborghini) e GT2 - Marcelo/Rodrigo Lemke (Linea T-Jet).

Abaixo, o resultado final. A próxima etapa do Gaúcho de Endurance será dia 19/08, também em Santa Cruz e, desta vez, válida pelo Brasileiro, que tem sua próxima etapa em Curitiba, 24/06.

Final das 2h18min de Santa Cruz do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário