quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

12 Horas de Tarumã: Resultado Ilustrado e Comentado - parte 1


E ainda tem muito o que falar sobre as 12 Horas de Tarumã! Vamos apresentar, então, o resultado ilustrado e comentado, falando sobre todos os carros que largaram na 34ª edição da prova mais importante do país, dividido em três partes, começando pelos 10 primeiros.

Curta o Resultado Ilustrado e Comentado by Blog do Passatão!


1º) MCR-P2 #46 Audi 20v Turbo - João Santanna/Vitor Genz/Carlos Kray/Christian Castro - 552 voltas
Após alguns anos com problemas diversos (câmbio, arrefecimento), o protótipo da Mottin Racing contou com ajustes e eletrônica da Pro Tune, o que aumentou a confiabilidade do carro, fazendo com que liderasse durante boa parte do tempo, tendo como principal adversário, a partir da metade da prova, o MRX #65 aspirado do MS. Escreveu na história o recorde de voltas da prova: 550 voltas, totalizando mais de 1600km ou 1000 milhas. Vencedor cat. I e Fita Azul Geral.




2º) MC Tubarão X V8 7.0 #5 - Tiel Andrade/Oswaldo/Guilherme/Eduardo Scheer - 530 voltas
Um excelente resultado da equipe de Campo Bom, levando em conta um carro "novo", aprimorado pela MC Tubarão em cima do chassi "parrudo" criado pelo eng. Luiz Fernando Cruz. O carro impressiona pelo tamanho e pelo ronco do motorzão V8 7.0 de Corvette. A equipe teve trabalho para consertar a dianteira do carro após batida na quinta, na reta, após rodar devido ao óleo e fumaça da quebra do motor do Spyder #777 de São Paulo, o que enaltece mais ainda o resultado. 2º lugar cat. I.




3º) Maserati Trofeo V8 #18 - Fernando Poeta/Guilherme Daudt/Alexandre Silveira/Beto Giacomello/André Senger - 512 voltas
Mais uma vez as confiáveis Maseratis surpreendem e figuram entre as primeiras posições gerais, beliscando a fita azul geral, mais um bom resultado da Mottin Racing. Vencedor cat. IV e Fita Azul Turismo Importados.




4º) MRX #65 2.0 16v Duratec - Nilson e José Ribeiro - 508 voltas
Apesar de ter motor aspirado, a equipe NC do Mato Grosso do Sul inscreveu-se na categoria I e brigou pela liderança da prova durante algumas horas, chegando a liderar, porém problemas ocorridos na parte da manhã distanciaram o carro da vitória. Carro rápido que sempre surpreende por seu desempenho, marcando a 3ª melhor volta da prova. 3º lugar cat. I.




5º) Volvo C30 #177 2.0 16v Duratec - Rodrigo Bacher/Júlio Martini/Rodrigo Lemke - 506 voltas
Mais uma vez o carro de turismo preparado pela MC Tubarão, equipado com motor 1953cc aspirado, chega numa excelente colocação geral. Sem apresentar problemas mecânicos, o único imprevisto foi uma pequena batida na curva do Laço durante a madrugada. Além de confiável, provou, mais uma vez, ser rápido, virando tempos baixos e constantes, anotando a melhor volta em 1:13,594, mais rápida que alguns protótipos. Vencedor classe VI.




6º) MRX #28 Audi 20v Turbo - Juliano Moro/Batavo Martins/Cristina Rosito/Vicente Orige - 492 voltas
Após anotar a pole, que desta vez não marcou recorde por causa da pista úmida no qualyfing na sexta, o MRX de fábrica da Metalmoro/JLM Racing liderou as primeiras voltas da prova, porém problemas ao decorrer das horas distanciaram o carro da vitória. Apesar disto, anotou a melhor volta da prova, com 1:03,445 (média 172,43 km/h). Destaque para a única presença feminina desta edição, a "bota" Cristina Rosito, fita azul nas 12 Horas 2000. 4º lugar cat. I.




7º) Spyder #7 2.0 16v Opel - Fernando/Edemar Stédile/Cali Crestani - 484 voltas
A turma da Fórmula RS enfrentou problemas como quebra de ponta de eixo, de homocinética, chegou a estar na última posição geral, mas mesmo assim recuperou-se em ritmo forte e chegou nos TOP10, vencendo na classe dos protótipos aspirados 16v. Os irmãos Stédile (Fernando e Edemar, junto com Joacir naquelas oportunidades) venceram as edições de 2005 e 2006 na geral com este carro. Vencedor cat. II.




8º) Gol G3 1.6 #77 - Daniel Elias/Rommel Toscan/Luiz Sena Jr. - 483 voltas
Colocação impressionante para um carro de turismo com motor 1.6 preparado pela Giocar/Autotech, mas quem acompanhou o desempenho deste carro durante a temporada do Endurance já esperava um excelente resultado. Enfrentando como único imprevisto um problema de câmbio, o trio Elias/Toscan/Seninha acelerou forte e foi o fita azul entre os carros de turismo nacional. Vencedor cat. VII e Fita Azul Turismo Nacional.




9º) Spyder 2.0 8v #2 - Fernando Mello/Carlos Rabello/Igor Eberle - 463 voltas
A turma fez um excelente trabalho de desenvolvimento deste Spyder modelo antigo durante o ano, com eletrônica Pro Tune, e chegou à vitória entre os protótipos aspirados 8v. Vencedor cat. III.




10º) Gol G4 2.0 #22 - Ike/Reinaldo Halmenschlager/Alex Schons/Alex Fabiano - 456 voltas
Os santacruzenses Halmenschlager tiveram a companhia do "Fieteiro" Alex Schons e do paulista Alex Fabiano (ex-GT3), tiveram alguns pequenos contratempos durante a madrugada, mas conseguiram uma boa colocação geral com Gol tricampeão das 12 Horas. 2º lugar cat. VI.

Nos próximos dias, os resultados do 11º ao 20º e do 21º ao 32º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário