sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Assista à 8 etapa 2013 da F 1.6 e Copa Fusca!

Vamos matar a saudade?

Chega logo, março! A síndrome de abstinência de corridas está deixando aflita a gurizada que é doente pelos pegas do automobilismo gaúcho. Tudo deve começar apenas na penúltima semana de março.

Então, vamos aplacando a saudade com os baita pegas da 8a e última etapa da Fórmula 1.6 e Copa Fusca, realizadas em novembro, no Autódromo de Tarumã. Programa Curva do S na Pista, narração do nosso grande "Perna" e edição de Marcos Moschetta.


Só clicar acima e deixar o álcool queimar!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Definido o calendário 2014 da Copa Classic e Endurance. Confira as datas!

Classic e Endurance já tem data para começar!

Foi definido agora há pouco na Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) o calendário 2014 das categorias Copa Classic RS e Gaúcho de Endurance.

Neste ano, as categorias passam a ter seis etapas, ao invés de cinco, fora as 12 Horas de Tarumã, que serão extra-campeonato para ambas.

Tudo começa no dia 30 de março, em Tarumã, que também encerra o calendário, em outubro. Boas notícias para os amigos de Santa Cruz do Sul, que passa a receber duas etapas, uma em maio, e a outra em agosto. E Guaporé, como já vinha acontecendo, também recebe duas etapas, em julho e setembro.

Conforme já havíamos anunciado, o Velopark, devido às suas recentes mudanças, sai do calendário e não deverá receber provas do campeonato gaúcho de velocidade em asfalto.

Confira, abaixo, as datas e praças do GAUCHÃO 2014 da Velocidade!

30/03 - Tarumã
18/05 - Santa Cruz do Sul
06/07 - Guaporé
24/08 - Santa Cruz do Sul
21/09 - Guaporé
26/10 - Tarumã
14/12 - 12 Horas de Tarumã

NOTA em 30/01/2014, às 00:26): Estas datas ainda não podem ser consideradas oficiais, pois ainda não foram divulgadas pela FGA, mas são as que estão sendo trabalhadas para esta temporada, e devem ser a base para o calendário final que será divulgado nas próximas semanas, podendo ocorrer apenas ajustes para evitar colisão de data com categorias nacionais nas quais equipes gaúchas competem.

Ainda não tivemos acesso às datas iniciais do Marcas, Fusca e Fórmulas RS e Jr.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

GT, agora GT PRO, anuncia parceria com Fórmula Truck, e continuará em 2014

GT PRO é a nova denominação da categoria dos carros dos sonhos, e correrá com a Truck

Uma parceria vinha sendo costurada há algumas semanas, e o Blog do Passatão, que vinha acompanhando o "namoro", resolveu esperar o anúncio oficial para divulgar: foi anunciada, na noite de sexta, o casamento entre a Fórmula Truck, a maior categoria do Brasil, e a GT, dos "carros dos sonhos", que tinha futuro incerto, e agora ganha fôlego.

- Uma pequena retrospectiva:
A GT, que começou no Brasil em 2007, e que teve a organização da SRO até 2012, teve dois fatos que causaram crise na categoria: primeiramente, uma dissidência entre a Auto+ ao final de 2011, que participava da organização até então, que inventou a natimorta categoria "Top Series", que afundou antes mesmo de completar sua primeira temporada, por ser uma prova de Endurance que não permitia carros de turismo normais (somente GTs e protótipos), por não terem cumprido o pacote de mídia prometido, e por competirem diretamente com a GT Brasil. O segundo foi a entrada de uma equipe ligada a uma fábrica alemã, que tinha ligações com pessoas influentes a organização, que "forçou a barra" na equalização ao final de 2012, para ser campeã a qualquer custo, mas tomou o troco na pista e "levantou acampamento", junto com a SRO.

GT voltou a Tarumã ano passado, onde não andava desde sua estréia, em 2007

Em 2013, a Loyal Promo assumiu a categoria, porém foi uma temporada "cambaleante", com grids baixos, e acompanhada da Mercedes Challenge, que acontecia paralelamente à GT desde 2011. Ao final do ano, porém, tudo parecia perdido, pois a Loyal anunciou que deixaria de organizar a categoria (que na temporada foi disputada em formato de Sudamericano), e também a Mercedes Challenge passou a ser organizada pela Vicar, correndo nos mesmos finais de semana do Brasileiro de Marcas.

- Como será em 2014:


Truck também voltou a Tarumã, ano passado. Será fantástico ver as duas juntas!

Em 2014, os pilotos Marçal Melo e Alex Fabiano, além de Johnny Weisz, arregaçaram as mangas e foram atrás de parcerias para viabilizar a continuidade da categoria, que passa a se chamar GTPRO Brasil e correrá na mesma programação da Fórmula Truck em seis das etapas do calendário.

Protótipos aro 18" integram GT Pro. Este com mecânica Maserati V8...

...com carenagem que parece esquisita, mas aguardemos ficar pronta.
(Fotos: Divulgação)

MR18 dos Roso/Ricci, que estreou nas 12 Horas é potencial participante
(Foto: Paolo Reis/Divulgação)

As categorias serão as mesmas já existentes: GT3, GT4 (preparação mais limitada) e GT Premium (para os GTs de 2008 ou mais antigos), acrescidas da categoria R18, para protótipos fechados com aro 18". Confesso que estranhei a criação de uma categoria com carros tão escassos no país, não entendi porque deixar de fora os protótipos aro 13", que tem grande número. Só se tem conhecimento do MR18 (MRX com aro 18) Audi Turbo dos irmão Roso e Cláudio Ricci, um outro que está sendo feito com motor Radical Hayabusa V8 na Metalmoro (não apurei se será fechado), e mais um protótipo que está sendo construído em SP com mecânica Maserati V8, para Marcelo Sant'anna, antigo participante da GT e um dos organizadores da finada Top Series. Questionei os organizadores sobre isto, mas não obtive resposta. De repente há mais carros sendo feitos, vamos ver. Mas, de qualquer forma, podiam liberar pelo menos os MRX aro 13" turbinados, se o motivo for ter apenas protótipos rápidos andando com os GTs. Estas idéias de fazer coisas "muito top" no Brasil me preocupam um pouco, mas esperamos que agreguem e gerem um grid razoável de protótipos, aí será bonito de ver.

O regulamento técnico será independente das demais categorias de GT existentes no mundo, ou seja, terá regras próprias, como a equalização entre os modelos.

As GT PRO terá seis etapas, duas em solo gaúcho: uma em agosto, cuja praça será definida até fevereiro (entre Tarumã e Santa Cruz do Sul), e Guaporé, em outubro. Veja o calendário:
- 18/05 - Interlagos
- 08/06 - Goiânia
- 20/07 - Cascavel
- 17/08 - Tarumã ou Santa Cruz
- 12/10 - Guaporé
- 07/12 - Brasília

O pacote de mídia, outro fator importante para o sucesso da categoria, ainda não foi anunciado, apuraremos na sequência. Porém, a tendência é de que continue a exibição em rede nacional pela Band, onde uma das provas do final de semana da categoria já era passada ao vivo, até porque a Truck também utiliza-se da Band para transmitir suas corridas.

Sobre a parceria, a "chefã" da Truck, Neusa Navarro, que continua brilhantemente o trabalho iniciado pelo seu falecido esposo Aurélio Felix, à frente da categoria, disse: "Vai ser uma loucura, no sentido positivo do termo. O nosso público, historicamente, já tem lotado os autódromos, a GT Pro também tem um público considerável. Esse vai ser um dos desafios que vamos enfrentar juntos. Tenho uma grande simpatia pela GT, estive em várias corridas deles. No geral, vai ser um espetáculo muito bonito", disse Neusa. Pelo lado da GT PRO, Marçal Melo falou: "O que a Neusa fez pela GT Pro Brasil representa nada menos que o renascimento da categoria".

- Opinião do Blog:
Sensacional! Será a parceria entre as duas melhores categorias do automobilismo nacional. E ainda escaparemos de monopólio na promoção de categorias nacionais (a Vicar hoje promove Stock, BR de Marcas, BR de Turismo, F3 e Merdeces Challenge). A parceria com a Truck garantirá excelente público e visibilidade para as corridas da GT, que, com este panorama, tem a grande chance de voltar a ter um sensacional grid com mais de 20 carros (carros não, né: NAVES!), como teve em 2012. Com certeza os patrocinadores deverão perceber a grande oportunidade de anunciar numa categoria que está na "aba" da Truck, que é a categoria que mais público coloca nos autódromos brasileiros.

Torço muito para que este panorama se concretize, e teremos a melhor programação do automobilismo nacional para a gurizada apaixonada por velocidade! E o melhor de tudo, com duas etapas aqui nos pampas! O Blog do Passatão divulgará as categorias durante o ano, pois teremos gaúchos fazendo bonito em ambas, como foi em 2013.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

FGA apresenta sua nova diretoria. Presidente Carlos de Deus é reeleito.

Carlos A. de Deus, durante a festa de 50 anos da FGA

A Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) realizou a eleição para presidente e empossou seus diretores, nesta semana.

Carlos A. de Deus, o "Português", concorrendo em chapa única, foi reeleito pelos 25 clubes presentes à votação, realizada na última terça, e continua no comando da entidade pelos próximos quatro anos. Os vices são Arlindo Signor e Nouvac Alan Brust, o "Pipo".

Já a diretoria do mandato que se inicia foi empossada nesta quarta, havendo um responsável por cada área, que realiza o contato com os pilotos, preparadores e equipes.

Desejamos boa sorte à equipe na continuidade do mandato, que sejam iluminados para administrarem a favor do nosso esporte, e que possamos continuar firmando o automobilismo gaúcho como o mais forte do Brasil.

Abaixo, a nominata completa:

Carlos A. de Deus – Presidente
Arlindo Signor – 1o Vice Presidente
Nouvac Alan Brust  - 2o Vice Presidente
Mauro Koch – Diretor Financeiro
Mirnei Antonio Piroca – Diretor Desportivo
Cláudio Pagliosa – Diretor de Rally de Velocidade
Carlos Casanova – Diretor de Rally de Regularidade
Eduardo Casagrande – Diretor de Rally de Regularidade 4x4
André de David/ Johnny Bonilha – Diretores de Kartismo
Gelson Zauer – Diretor de Pista de Terra
Urbano da Silva – Diretor de Velocidade
Nouvac Alan Brust – Diretor de Arrancada
Vilmar Peres – Secretário Executivo
Mariana Mendes – Secretária 

domingo, 19 de janeiro de 2014

Metalmoro monta MR18 com motor Hayabusa V8

"Motorzinho" girador indo equipar um Metalmoro MR18

Mais uma novidade bacana saindo do "forno" da Metalmoro. Foram publicadas hoje por Siluê Goessling, engenheiro da fábrica, fotos de um motor Radical Hayabusa V8, sendo montado num chassi de MR18. Nem eu sabia, mas esta é a denominação dos MRX que são equipados com rodas de aro 18.

Motor sendo colocado no lugar

Este motor é largamente utilizado em protótipos na Europa, e é feito com dois motores 4 cilindros da moto Suzuki Hayabusa, unidos formando um V8. Este motor passou a equipar os carros da TC2000 Argentina, a partir do ano passado, com a denominação Super TC2000.

Ao lado, o MR18 fechado que estreou nas 12 Horas 2013

A máquina, que tem 2600cc, é capaz de gerar 430cv e girar impressionantes 10.500 rpm. Imagino o que este "motorzinho" pode fazer num "MRX com aro 18".

Atualizando: Informações de "Cesinha" Bonilha, da equipe do carro, deram conta de que é um Hayabusa V8 sob encomenda, com 3000cc de cilindrada e 480cv, podendo girar de 10.200 a 11.000 rpm!

Segundo apuramos, o carro está sendo montado para um piloto do Paraná, mas esperamos que venha andar em solo gaúcho!

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Peleia dos Velhozes: veja como foi!

Depois do kart, churras!

Ocorreu hoje, no Tarumã Kart Clube, a primeira reunião 2014 da Copa Classic, que também serviu como encerramento da temporada 2013, com 30 pessoas presentes. "Grid" cheio!



Foram realizadas duas baterias de kart, uma com os mais "levinhos", e outra com os mais "truckados". Na primeira, vitória de Luiz Fernando Costa, que deverá estrear na Classic com um Uno nesta temporada, ao lado do irmão Guaracy e o sobrinho Rafael. Na segunda, vitória de Diego Mariante, que havia sido o vencedor da primeira edição da peleia, em 2011.

Foi feita uma breve conversa sobre a temporada 2014, que deve começar dia 30 de março para a Classic, que ainda não tem calendário definitivo, o que deverá ser homologado pela FGA até o final do mês.

Foi dado o pontapé inicial! E lembrem-se: 2014 é o ano da Copa.... CLASSIC!

Abaixo, os resultados com sobrenomes:

Bateria 1:
1) Luiz Fernando Costa
2) Kim Krug
3) Rafael
4) George Krug
5) Guaracy Costa
6) Eduardo Mariante
7) Rafael Schipper
8) Rafael
9) Maurício Goulart
10) Alberto Wollmann
11) Alberto Dietrich

Bateria 2:
1) Diego Mariante
2) Rodrigão Ricciardi
3) Marcelo Bottizzo
4) Emerson Trindade
5) Bart
6) Cleiton Krause
7) Mariana Schumann
8) Sergio Aguinsky
9) Vanessa Justo
10) Alessandro
11) Gaston Garcia

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Velopark emitiu comunicado pouco esclarecedor, nesta quinta

Tempo anda feio para as bandas de Nova Santa Rita...

Tu, como amante das nossas carreras, já deve estar a par da situação do Velopark, que expusemos nesta postagem, com o desligamento do Gerente de Operações, André de David, e o anúncio de mudanças que não foram especificadas.

Após a publicação, fontes trouxeram informações, como a que dá conta de que teriam sido demitidos praticamente todos os funcionários do complexo, com exceção de "uns 3 ou 4", e que o Velopark passaria a ser como "um salão de festas", que seria alugado para eventos e provas, mas sem oferecer a estrutura tradicional (resgate, etc), ficando toda a operação por conta do contratante, o que parece verossímil, visto que os únicos eventos presentes no calendário são o Brasileiro de Turismo e a Stock, que possuem estrutura própria, ambos em setembro. Outra informação é a de que a diretoria do Velopark havia pedido à Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), ainda em 2013, para que o autódromo não fosse incluído em provas dos campeonatos regionais.

Eis que, nesta quinta (16) o Velopark divulgou comunicado sobre o assunto, em seu site, acerca de "boatos nas redes sociais". Afirmaram que o parque não fechará, afirmando genericamente que "continuará aberto, recebendo grandes competições e eventos em seu autódromo em 2014." Informou que a atividade principal do complexo será a Academia de Condução Veicular do Velopark (http://www.acvvelopark.com.br), voltada à educação no trânsito.

Comunicaram, ainda, que o kart de aluguel está suspenso "para melhor estruturação de todos os novos projetos do parque", e que todo o calendário está sob análise da administração.

 A nota pouco esclareceu. É justamente a demora na emissão do comunicado, e agora a carência de informações, que dá espaço para "boatos". Não se tratou de questões pontuais, ficou tudo "no ar": vai continuar tendo Veloce? Trackdays? Arrancada? Provas do gaúcho de velocidade? Caso positivo, como isto será feito, se praticamente todo o quadro de funcionários foi desligado? Continuam as dúvidas, muitas dúvidas.

Talvez nem mesmo a diretoria do Velopark tenha estas respostas, mas seria de bom grado uma nota verdadeiramente esclarecedora, para o bem do automobilismo gaúcho e de seus amantes.

E tu, o que acha? Use os comentários desta postagem e deixe sua opinião.

Leia, abaixo, a íntegra do comunicado:

"Prezados amigos e fãs,

Diante de inúmeros boatos que estão surgindo com força nas redes sociais sobre um possível encerramento das atividades do parque, viemos através deste comunicado informar que o Velopark continuará aberto, recebendo grandes competições e eventos em seu autódromo em 2014.

A partir do início deste ano, a estrutura do parque será utilizada de forma mais enfática pela Academia de Condução Veicular do Velopark (www.acvvelopark.com.br), que buscará formar melhores motoristas e profissionais de trânsito para o dia a dia de nossas ruas. Nossa paixão por carros e velocidade continuam, mas agora estaremos também envolvidos com desenvolvimento de melhores atitudes e atividades de educação no trânsito.

Para o pleno desenvolvimento destas novas atividades e algumas adequações, informamos que kart de aluguel está suspenso provisoriamente, para melhor estruturação de todos os novos projetos do parque. Todo o calendário de eventos do autódromo ainda está sob análise da administração do parque junto aos promotores de cada evento. Para acompanhar a confirmação de datas dos eventos fiquem ligados no site do Velopark e nas nossas redes sociais.

Gostaríamos de agradecer imensamente o apoio dos nossos clientes e admiradores, que nos proporcionaram momentos incríveis nestes últimos 5 anos de atividades e amadurecimento no kartódromo. Certamente continuaremos a contar com o apoio de nossos amigos nesta nova fase de nossas operações.

Grande abraço,
Equipe Velopark"

Peleia dos Velhozes: Copa Classic fará churrasco e corrida de kart em Tarumã


Será realizada nesta quinta, no Tarumã Kart Clube, a II PELEIA DOS VELHOZES!

Será a reunião de encerramento da temporada 2013 e abertura da 2014, logicamente com um bom churras, depois de uma bateria de kart entre pilotos e preparadores da Copa Classic.

Diego Mariante venceu a primeira edição, em 2011

Saudoso Ronaldo Nique foi o segundo

A primeira e última corrida que havia sido realizada foi em 2011, e teve a vitória de Diego Mariante, seguido do saudodo Ronaldo Nique.

PELEIA DOS VELHOZES: porque "Desafio das Estrelas" é para os fracos!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Velopark: Anúncio de mudanças gera incertezas. Gerente de Operações, André de David, desligou-se nesta terça.

Gerente de Operações desliga-se devido a mudanças no Velopark

Nas últimas semanas a comunidade automobilística riograndense foi tomada, novamente, por dúvidas relacionadas à continuidade das atividades no moderno complexo Velopark, em Nova Santa Rita, um dos quatro autódromos do estado, que é o que mais possui pistas de corrida no Brasil.

Durante o recesso do complexo, muitos comentários surgiram. O Blog do Passatão, por exemplo, foi questionado por alguns pilotos, preparadores e aficcionados do esporte a motor sobre o conhecimento das supostas mudanças que se anunciavam, porém, não havia nenhum indício concreto sobre tais fatos.

Nesta terça (14), dia da volta do recesso do Velopark, uma carta foi enviada pelo então Gerente de Operações do complexo, André de David, anunciando seu desligamento, em função de um novo posicionamento do Velopark junto ao mercado.

Copa Classic foi uma das primeiras categorias a correr no autódromo

Fontes disseram que o Velopark não deverá mais operar com pessoal próprio, apenas funcionar por aluguel. As únicas datas que constam no calendário do site, hoje, são o Brasileiro de Marcas (dia 07 de setembro) e a Stock Car (dia  28 de setembro), ambas categorias da Vicar, que conta com estrutura própria de resgate, etc., o que reforçaria esta tese. Não se sabe, ainda se o Gaúcho de Velocidade e as provas de arrancada continuarão sendo realizadas, nem mesmo o kart de aluguel.

As considerações acima, sobre o qual seria o novo posicionamento e o que deverá funcionar, ou não, são apenas especulações, com base nos fatos e informações obtidas em conversas não-. Uma nota era esperada hoje, esclarecendo qual seria este novo posicionamento do Velopark, mas não houve divulgação. Ano passado circularam estes boatos (leia aqui), mas não havia nenhum elemento concreto. Agora há, a nota de desligamento de De David.

Assim, fica a expectativa da comunidade gaúcha apaixonada por velocidade, para saber exatamente que mudanças serão feitas. Que eles acontecerão, é quase certo. Resta saber quais serão, e o que afetarão. Esperamos que as atividades continuem da forma mais ampla possível. Resta aguardar!

Leia, abaixo, a nota do ex-gerente de Operações, André de David:

"Quando fazemos o que gostamos o tempo passa muito rápido, sentindo o cheiro do óleo 2 tempos do kart (alguém lembra do M-50?), metanol, nitrometano e o barulho dos motores que se torna música para os ouvidos, aguda dos 2 tempos e grave dos “v-oitões” da Stock e dos dragsters, dos monstros da Truck. E muitas alegrias e o sentimento de gratificação vem junto com a realização das atividades, muitas vezes extenuantes, mas como disse, extremamente gratificantes.

Nestes quase 15 anos de empresa trabalhei na organização de muitos eventos, desde a época do Kartódromo de Tarumã em 1999 até agora no Velopark, tendo organizado ou de alguma forma contribuído com Panamericanos, Sulamericanos, Brasileiros e Copa Brasil de Kart, além de diversas provas nos karts de locação; em circuitos foram etapas da Fórmula Renault, Copa Clio, Fórmula 3 Sulamericana, Stock Car, Brasileiros de Marcas e de Turismo, Fórmula Truck, Porsche Cup, GT Sulamericana, Copa Fiat, Fórmula Futuro, Audi DTCC, Gaúchos de Marcas, Endurance, Copa Classic, Copa Fusca, Fórmula 1.6/1.8, Fórmula Júnior, Veloce Cup, VP de Motovelocidade, além de inúmeros eventos corporativos, track days, cursos de pilotagem, test drives e locações para filmagens, se destacando o Supercarros, a Porsche Club e a filmagem dos comerciais do Ford Fusion, com a honrosa presença dos campeões Nelson Piquet e Nigel Mansell. Nesta última fase, trabalhamos bastante para a arrancada tornar-se mais popular e assistida no cenário nacional, através do VP Series e dos Open Days, provendo uma pista digna dos padrões NHRA para a prática do esporte, com a participação dos maiores pilotos da categoria dando diversos shows ao grande público conquistado.

Em função de um novo posicionamento do Velopark junto ao mercado, estou deixando minhas funções e gostaria de agradecer a Deus pela saúde e persistência, a minha esposa e filhos pela paciência e apoio e a todos que neste longo período tive contato, uma infinidade de pessoas que se tornaram amigos a partir dos contatos que tivemos, sejam autoridades CIK/FIA, CODASUR, CBA ou FGA, fornecedores, colegas de trabalho, profissionais de imprensa, promotores de eventos e principalmente os clientes, e é impossível nomear alguém em especial sem deixar de esquecer muitos, então prefiro não nomear ninguém.

Novamente muito obrigado, um ótimo 2014 e um grande abraço!!"

Foto 1: Divulgação
Foto 2: Fernando Nunes/Automobilismo em Foco

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Conheça "pessoalmente" o Passat Relâmpago de Roberto Lacombe

Conheça o "Relâmpago"

Para quem ainda não "se pilhou" de ir aos autódromos conhecer a Copa Classic, aí está uma oportunidade de conhecer um dos bonitos bólidos da categoria.

Tu, que é da grande POA, pode comparecer à Ferramentas Gerais, na Rua Voluntários da Pátria, 3223 e conhecer o Passat Relâmpago #33 do Roberto Lacombe. Depois de vê-lo, imagine 20 carros destes, ou mais, disputando nas principais curvas dos autódromos gaúchos?!

Atitudes como essa levam o automobilismo até a galera, ajudando na divulgação do nosso esporte!

Resultado comentado das 12 Horas de Tarumã, última parte!


21º) 7 - Fernando Stédile/Edemar Stédile/Irineu Camargo (II , Spyder), a 171 voltas
Motor: Opel 16v
Equipe: Stedile
Patrocínio: Evinrude
Os irmãos Fernando e Edemar Stédile, bicampeões das 12 Horas (2005/2006), são sempre candidatos à ponta da prova, mesmo correndo com um protótipo aspirado, são rápidos e consistentes. Tiveram a companhia do experiente Irineu Camargo, e fizeram um belo tempo na classificação, na casa de 1:03, pole entre os protótipos aspirados. Foi, porém, uma prova difícil, com alguns problemas desde o início, que "comeram" muitas voltas, fazendo com que o carro ficasse em posições intermediárias do grid, até que um problema de pistão tirou o carro da disputa, durante a 10a hora de prova.





22º) 40 - Ribeiro/Cléber Vieira/Dudu Fuentes/Rodrigo Ribas (III , Aldee), a 172 voltas
Motor: AP 8v
Equipe: Ouro Car Racing
Patrocínio: -
Já considerado "classic" entre os protótipos (foi um dos primeiros utilizados no Brasil a partir dos anos 90), os Aldees atualmente são raros em provas de Endurance. Esta turma da pesada, porém, com vários "carne de pescoço", reativou um Aldee com tração dianteira, com um "puta motor", virou a volta mais rápida da prova (1:12, tempo impressionante para este carro), e andou num ritmo muito forte, liderando com folga a classe III e andando por volta do 10o lugar geral. Quando amanheceu, porém, o carro já apresentava sinais de desgaste, com o motor fumando, e também problemas de pneus, que não estavam aguentando a tocada. Durante a 8a hora de prova, os problemas de agravaram e o carro caiu na tabela. Ainda assim, conseguiram cruzar a linha ao meio-dia.



23º) 46 - J.Santanna/V.Genz/C.Kray/G.Bianchesi (I  , MCR), a 207 voltas
Motor: Audi 20v Turbo
Equipe: Mottin Racing
Patrocínio: Ballasox/Duar
Um dos favoritos, o MCR #46 iniciou forte na prova, pulando da segunda colocação para a ponta logo na primeira hora, onde manteve-se até a 3a hora, quando foi superado pelo MRX #10 da Autoracing. A partir daí, graves problemas de superaquecimento fizeram com que a equipe fizesse uma "gambiarra", acoplando um galão ao carro, que estava consumindo água. Funcionou, e o carro manteve-se na pista, com várias paradas para completar a água, até a 9a hora de prova.





24º) 91 - Jorge e Rui Machado/Maninho Cardoso/Gustavo (III  , Spyder), a 309 voltas
Motor: AP 8v
Equipe: Motorcar Racing
Patrocínio: MJ
Inicalmente inscritos com a BMW V8, que apresentou problemas nos treinos, esta turma optou pelo Spyder. Abandonaram assim que o dia amanheceu, durante a 7a hora de prova.




25º) 17 - Fabiano Kratina/Fernando Trennenpohl/C.Spagnol (V  , Corsa), a 317 voltas
Motor: GM 1.6
Equipe: Kratina Racing
Patrocínio: Stara
Edição problemática para o Corsinha da Kratina, que teve um excelente desempenho na edição passada das 12 Horas. Ficou em 12o na classe, abandonando após a 8a hora de prova.




26º) 78 - Jairo Bastos/Jonathan Mello/Edson Serdeira (II , Stilo), a 377 voltas
Motor: Duratec 2.0 16v
Equipe: Bastos Racing
Patrocínio: Dotto/HardwareCar
O protótipo tubular (ou silhouette) com bolha de Fiat Stilo passou por mudanças, como a disposição do motor, que passou a ser longitudinal, e melhorou seu desempenho nesta edição. Tinha problemas, mas voltava à pista, até que uma pancada na curva 1, ao amanhecer, destroçou a dianteira do carro. Mas a turma não se entregou, com fita tape e outros recursos, trouxe o carro de volta à pista ao final da prova.




27º) 5 - G.Andrade/P.Castro/C.Castro (I  , Tubarão), a 436 voltas
Motor: Duratec 2.0 16v Turbo
Equipe: MC Tubarão
Patrocínio: Noko Química/Hoff/ProTune/Eurobike/Hotel Ville House
A equipe bicampeã das 12 Horas (2010-2011, com o modelo anterior, baseado no protótipo MCR), teve mais um ano complicado com seu MRX. Ano passado um problema no chicote elétrico tirou o carro da prova no final da manhã. Desta vez, uma queda na pressão de óleo danificou o motor, e o carro abandonou na 3a hora de prova.




28º) 82 - M.Melo/A.Fabiano/E.Furlanetto/W.Freire (IV , Subaru), a 476 voltas
Motor: Subaru 2.4 4 cil. Turbo boxer 
Equipe: Mundo Motorsport
Patrocínio: Plus Energy Drink
Este carro da equipe paulista foi montado em 2012 para que houvesse uma categoria monomarca, e deveria ter estreado nas 12 Horas 2012, o que não ocorreu. Durante testes posteriores em Londrina, o carro sofreu um acidente e ficou parado, até que a equipe o reativou pouco antes das 12 Horas. Sofreram com problemas de injeção, que cortava a 5000 rpm, foram até a revenda Subaru em POA, contornaram o defeito, mas o carro ainda apresentou problemas de alimentação, passava com o motor "pipocando" na curva 1. A equipe foi guerreira, passou o tempo todo tentando resolver, com várias paradas, até que abandonou durante a 8a hora.




29º) 28 - Juliano Moro/"Batavo" Martins/Vicente Orige (I  , MRX), a 491 voltas
Motor: Audi 20v Turbo
Equipe: JLM
Patrocínio: Metalmoro
A equipe de fábrica do protótipo MRX "rebentou a boca do balão" na tomada, mais uma vez, cravando novo recorde da pista para protótipos, com o "absurdo" tempo de 57,080s, média de 189,05 km/h, pilotado por Juliano Moro, um dos melhores pilotos do Brasil na atualidade. Na prova, porém, um problema grave na transmissão (que talvez tenha sofrido desgaste com o fortíssimo ritmo da classificação) tirou o carro cedo da prova, com apenas 20 voltas completadas, ainda na primeira hora de prova.




30º) 117 - L.Rosa/R.Isehard (IV , Astra), a 532 voltas
Motor: Dodge 318 V8
Equipe: Max Power Racing
Patrocínio: Injepro
A equipe de Cascavel teve muitos problemas neste Astra Stock Car, com motorização diferenciada: ao invés do V8 utilizado pela Stock, o carro usa o velho e bom motor de 318 V8 do Dojão, equipado com injeção eletrônica! Deram apenas 6 voltas na prova, e não muito mais que isso durante o final de semana. Mas gostaram tanto que pretendem participar do Gaúcho de Endurance em 2014.



Foto: Paolo Reis

31º) 4 - Vinícius e Felipe Roso/Cacau Ricci/Davi DalPizzol (I  , MRX fechado), a 534 voltas
Motor: Audi 20v Turbo
Equipe: -
Patrocínio: Metasa/Deville Hotéis
A grande sensação da prova era o novíssimo protótipo MRX fechado, que foi finalizado pela Metalmoro às vésperas das 12 Horas. O carro deu apenas quatro voltas na prova, mas o seu desempenho na pista estando recém finalizado demonstrou grande potencial do carro, que deverá passar a competir regularmente no Gaúcho de Endurance.




NL) 89 - Renato e Matheus Stumpf (III, Spyder), a 534 voltas
Motor: AP 8v
Equipe: Rodrigues Racing
Patrocínio: Realdrive Simuladores/Grupo Frigeri/JR
As 12 Horas são uma prova de "diversão" para os Stumpf. Acostumados com um ano competitivo, no qual Matheus competiu no FIA GT, em 2013, a prova é uma grande festa para a família. Festa que restringiu-se aos treinos, pois um esticador de correia provocou o "cabeceamento" de válvulas do motor, e a equipe não largou.

Assim o Blog do Passatão encerra o resultado comentado - e ilustrado - das 12 Horas de Tarumã 2013, uma das melhores dos últimos dez anos.

Confira as duas primeiras partes nos links abaixo:
- 1a parte
- 2a parte

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

APPA Adrenalina: nossos melhores pilotos, em seus piores momentos!

Imagina essa figura apresentando um programa...


Clique acima, coloque em tela cheia, vejas as pancadas e ouça as gracinhas do Sr. "Perna"!

Te afivela bem, pois nós vamos girar, rodar, capotar, corcovear! Assista ao programa "APPA Adrenalina", de 2004, da Associação de Pilotos e Preparadores do Automobilismo gaúcho, uma coletânea de acidentes do final dos anos 90 e início dos 2000, captadas pela Inline Produtora, e com a narração impagável do nosso Ademir "Perna" Moreira, a voz oficial do automobilismo gaúcho há 25 anos!

O programa tem a direção de Marcos Moschetta e Arlindo Schunck Filho.

Ah! Assistam até o finalzinho! Hehehe!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Escolas de pilotagem são o primeiro passo para tornar-se piloto

Nesse tipo de escola eu estudaria 365 dias por ano!

Todo mundo já sonhou em pilotar um carro de corrida, até mesmo aqueles que não são grandes entusiastas das corridas. Mas, para aqueles que verdadeiramente gostam e pretendem um dia guiar numa competição automobilística, o primeiro passo para a realização deste sonho passa por uma escola de pilotagem.

No Rio Grande do Sul, um dos celeiros do esporte a motor no país, existem quatro cursos homologados pela FGA: Quadrado, Escola Gaúcha de Pilotos, Velopark e MC Tubarão.

MC Tubarão conta com sua própria escola

A MC Tubarão anunciou, nesta semana, sua nova estrutura de escola, agora própria, a Escola de Pilotagem MC Tubarão, que começará a partir de fevereiro. Nos últimos anos a equipe ministrava a Eurobike Advanced Driving School, e também foi responsável pela montagem dos carros da Audi Racing School. Agora, os experientes Carlinhos e Tiel Andrade tocam seu próprio curso, no qual são utilizados carros Audi A3 2.0 16v turbo de 200cv, equipado com ABS, e controle de tração e estabilidade, que podem ser desligados conforme o caso. O carro conta, ainda, com o dash Pro Tune com datalogger completo para análise de pilotagem. Maiores informações pelo (51) 9128-2905 ou site mctubarao.com.br

Quadrado, o mais clássico curso

Mais antiga em atividade, a Escola do Prof. Quadrado é tocada pelo titular, grande nome do automobilismo gaúcho com passagem em várias categorias nacionais e estaduais, inclusive Fórmula Truck, Evaldo Rui Quadrado. Os cursos são permanentes, não funcionam com datas específicas. As aulas são ministradas no Autódromo de Tarumã, em veículos Prisma e Corsa. Informações pelo fone (51) 9981-8481 ou no Facebook.

Escola Gaúcha de Pilotos

Com boa estrutura, a Escola Gaúcha de Pilotos, do Prof. Airton Diehl, tem sido grande formadora nos últimos anos. Os cursos são realizados em Tarumã, com aulas teóricas na sextas, e práticas aos sábados e domingos, com datas específicas. São utilizados veículos VW Gol e Polo. Além do curso de pilotagem, existem outros, como o de direção defensiva. A escola estará realizando, neste final de semana, seu 34o curso de piloto, e ainda há uma vaga disponível. Contato pelo site escolagauchadepilotos.com ou fone (51) 9324-6414.

Velopark oferece sua infra pra quem quer pilotar

Por fim, a Escola de Pilotagem Velopark oferece sua moderna estrutura e os ensinamentos do prof. Jorge Fleck, experiente piloto que tem passagem por várias categorias de automobilismo e rally, inclusive tendo sido campeão da Fórmula Truck. Os cursos são ministrados em veículos VW Gol e no protótipo exclusivo do parque, o Veloce, com 100 voltas no módulo prático. Informações pelo site ou e-mail atendimento@velopark.com.br.

Todos os cursos fornecem certificado de conclusão, mas antes de estar totalmente habilitado é preciso, após o curso, ser submetido a uma avaliação com um piloto indicado pela FGA. Devidamente aprovado, é possível encaminhar sua cédula desportiva de graduado B (PGC-B), podendo participar de praticamente todas as competições oficiais brasileiras.

Tá esperando o que?! Corre lá, tenho certeza que tu não vais te arrepender de nenhum centavo investido!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Niltão Amaral conclui a análise do automobilismo gaúcho: Copa Fusca, Classic e Marcas (postagem 2/2)

Automobilismo Gaúcho teve bom desempenho geral em 2013

E vamos começar o ano concluindo a análise das categorias gaúchas em 2013, e projetando o que deveremos ter no ano que recém se iniciou: Copa Fusca, Copa Classic e Marcas.

4) Copa Fusca: besouros sobrevivem e avançam

Copa Fusca: 25a temporada teve bons grids

Retrospectiva:
A Copa Fusca vem encerrando sua segunda temporada com crescimento. Categoria que começou em 1988 como Speed 1600, e nos idos do ano 2000 migou do motor "a ar" para o AP, a 25a temporada da categoria teve alguns grids próximos a 20 carros, o que pode ser considerado bom para uma categoria monomarca de um modelo que há muito não é fabricado. Alguns nomes clássicos da categoria voltaram a participar, tais como o "vovô" Urbano da Silva. A categoria também costuma receber pilotos estreantes no automobilismo.

Projeção para 2014:
Tudo indica que teremos uma temporada com mais etapas com bom grid, e a participação de antigos nomes da categoria, sempre com bons pegas em vários pelotões, mesmo em algumas etapas em que o grid não é tão numeroso.


5) Copa Classic: temporada atrapalhada pela chuva

Etapas de Tarumã mantiveram grid alto. Chuva e interior diminuíram, nas demais

Retrospectiva:
Apesar de tudo indicar que o grid médio cresceria, alguns fatores prejudicaram o desempenho dos "velhozes e furiosos" do automobilismo gaúcho. Chuvas acima da média abateram-se sobre pelo menos um dos dias das etapas, como no Velopark, Santa Cruz do Sul e Rivera (extra-campeonato), tendo estas duas sido, inclusive, canceladas por causa das intempéries. Os bons grids resumiram-se às etapas de Tarumã, com mais de 20 carros na primiera etapa, e 30 carros na preliminar das 12 Horas de Tarumã. O fato de a maioria das etapas ser no interior também mostrou-se fator que diminui o número de carros na categoria.

Projeção para 2014:
A liberação dos carros cuja fabricação inicia-se nos anos 80, que até então eram vedados pelo regulamento (tais como Voyage, Escort, Uno), deverá movimentar a temporada que se inicia, já com vários carros prontos ou sendo montados, além de alguns carros mais antigos que estão em construção. A expectativa é que o grid aproxime-se de 20 carros nas etapas do interior, e de 30 nas etapas do Velopark e Tarumã.


6) Marcas e Pilotos - grid decrescente é motivo de preocupação


Grandes nomes revelados na 1a temporada da F Jr.

Retrospectiva:
Conhecida por ser a principal categoria, "carro-chefe" do automobilismo gaúcho, o Marcas e Pilotos gaúcho completou sua terceira temporada em declínio de grid. De mais de 40 carros em várias etapas de 2010, o ano de 2013 foi preocupante, chegando à última etapa apenas 19 bólidos alinhados, número baixo que há muito não se via. Atribui-se o fato principalmente à elevação dos custos de preparação de motor, que ficou caro para quem quer andar entre os ponteiros. Apesar de grids menores, as etapas continuaram sendo atrativas, com muitas boas disputas de posição em vários pelotões.

Projeção para 2014:
 A organização está atenta ao fato, e planeja simplificar algumas questões na preparação de cabeçote e outras, para que o custo baixe e os "graxeiros" possam voltar a ser competitivos. Resultados estes que poderão ser medidos ao final da temporada. Para 2015, ou posteriormente, existe a idéia de adotar os motores 1.4, que são a maioria produzida atualmente pelas marcas, com fartas peças de reposição novas em concessionárias.

Esta foi o retrospectiva do automobilismo gaúcho 2013 e a projeção das nossas categorias para o ano 2014. As perspectivas gerais são boas, então vamos trabalhar para firmar mais ainda o automobilismo gaúcho como o melhor do Brasil!

Clique aqui para ler a primeira parte, com Endurance, Fórmula 1.6 e Júnior.

2014 é o ano da Copa...

...DA COPA CLASSIC!

Copie a imagem acima e poste no Facebook, Twitter e todas as redes sociais possíveis! Mande por e-mail, para aqueles amigos mais antigos (Classic)!

No ano da tal Copa do Vexame de Futebol, vamos fazer um automobilismo ainda mais forte!

sábado, 4 de janeiro de 2014

Iniciando 2014 com notícia em primeira mão: Jhonny Bonilla é nomeado diretor do Autódromo de Rivera!

Jhonny Bonilla é nomeado diretor do autódromo de Rivera

Chega de festas de final de ano, recesso, etc. Vamos começar a acelerar a temporada 2014 do automobilismo gaúcho! A partir de hoje, o Blog do Passatão volta à pista, já com o pé no porão!

E começamos com uma notícia em primeira mão: o "urugaúcho" Jhonny Bonilla acabou de ser nomeado diretor do recém reformado Autódromo Eduardo P. Cabrera, em Rivera, fronteira RS/Uruguay, a 500km da Capital.

Belo traçado fronteiro deverá receber categorias gaúchas

A escolha da Intendencia de Rivera é mais do que natural. Bonilla, além de ter sido um dos principais responsáveis pela coordenação da reforma do autódromo, concluída em novembro passado, traz no seu currículo funções como administrador do kartódromo de Tarumã, do moderno complexo do Velopark, no qual também coordenou a construção do autódromo, e atualmente ocupa o cargo de presidente da Comissão Nacional de Circuitos da CBA, na qual faz "milagres" com a pouca verba que é disposta para arrumar os - na sua maioria - sucateados autódromo brasileiros.

"Estou muito feliz pela continuidade (do trabalho) e pela nova responsabilidade de tocar um desafio novo." - disse Bonilla. A idéia do novo diretor é aumentar ainda mais a integração das categorias gaúchas e uruguayas, com a idéia de incluir Rivera no calendário oficial do automobilismo gaúcho, inclusive com a possibilidade de uma prova longa de Endurance, o que será tratado com a Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) nas próximas semanas, que é quando o calendário 2014 será montado.
Classic foi a primeira categoria brasileira a andar no traçado 

Em termos de Copa Classic, a idéia tem total apoio da categoria, que até hoje foi a única do automobilismo brasileiro a andar no autódromo fronteiro, infelizmente apenas treinos, já que a prova foi cancelada devido à chuva.

Arriba, Rivera, Arriba, Bonilla!