domingo, 31 de março de 2013

Blog do Passatão no Ar - Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral #32


Clique acima para assistir

O Blog do Passatão no Ar - Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral #32 -  de hoje falará de:

- Os preparativos para a primeira etapa da Copa Classic e Endurance, dia 14/04;
- Resultados dos gaúchos no FIA GT;
- Mais repercussões da abertura do Gauchão em Tarumã, semana passada;
- e o que mais aparecer!

Assista ao vivo a partir das 22h de hoje, e depois fica gravado. Basta clicar no quadro no topo desta postagem!

Num oferecimento de: Mecânica Sabiá, MK Centro Automotivo, Italian Car, Castelo Pack, AutoTech Motorsport, Fast Racing e Maria.i.

Interaja:
Pelo Twitter: @automobilismors
Pelo Facebook: http://facebook.com/niltaoamaral
Pelo e-mail: blogdopassatao@terra.com.br

Chamada para o programa Blog do Passatão no Ar #32


Veja, acima, a chamada para o Blog do Passatão no Ar #32, que irá ao ar neste domingo, 31 de março de 2013.


Faremos pergunta valendo os brindes acima: uma camiseta da SV Racing, do grande figura e piloto Luiz Sérgio Sena Vargas Jr, o "Seninha", e um kit de produtos de utilidade para a cozinha oferecido pela Castelo Pack.

Vamos falar de mais repercussões da rodada do Gauchão (de automobilismo, hehehe) do final de semana passado, das primeiras confirmações para a Copa Classic e Endurance que ocorrerão dia 14 de abril em Tarumã, e sobre o resultado dos gaúchos Stumpf e Ricci no FIA GT.

Então, te espero às 22h com o programa Blog do Passatão no Ar #32 - Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral, aqui na sua Rede Passatão de Televisão!

sexta-feira, 29 de março de 2013

Fórmula 1.6: Baita largada e baita ultrapassagem

Este foi o pega do domingo na F 1.6
Foto: Bernardo Bercht/Blog Pitlane

Espetacular o duelo dos "gringos", o experiente Fernando Stédile e o jovem, mas aguerrido, Marcelo Giacomello, na Fórmula 1.6, último domingo em Tarumã.

Largada fantástica de Stédile e ultrapassagem sensacional de Giacomello

O vídeo acima mostra bem o nível de pilotagem destas duas feras. No vídeo acima, da 2ª prova, veja a fantástica largada de Stédile, pela direita, saindo de 8º (grid invertido, após vencer a 1a prova), e, a partir de 1:11 do vídeo, uam sensacional ultrapassagem de Giacomello, passando "um elefante numa agulha", esgueirando-se entre dois carros. Baita manobra!

Velopark estreou equipe na F 1.6

Uma novidade da etapa foi uma equipe do Velopark, que estreou na categoria. Com Maurício Pereira ao volante da barata, e o Prof. Jorge Fleck como chefe de equipe, foi feita a estréia, com chassi "0km", que voltou a ser fabricado por Minelli.

O bolo!

Foram 14 fórmulas na pista. Um bom número para começo de temporada, com boa perspectiva de melhora da maior categorias de fórmula do Brasil, que tem no grid pilotos do RJ, MT, SE...

Fórmula Jr. surpreendeu em Tarumã, e mostrou ser o futuro do automobilismo brasileiro

Dada a largada para o futuro do automobilismo! (Foto: Paolo Reis)
Todos os direitos reservados - All rights reserved. Proibido uso comercial,
qualquer edição ou alteração da imagem sem autorização do autor.

Memorize estes rostos!

Memorize os rostos da foto acima: em breve você poderá vê-los em destaque nas pistas do mundo, quem sabe até mesmo na F1.

O time do futuro

A Fórmula Júnior chegou como novidade, com carros doados pelos CBA, campeonato organizado pela FGA e cujos coordenadores são "Neco" Fornari e Cláudio Fontoura. A idéia é simples e genial, ao mesmo tempo: categoria de fórmula destinada à gurizada do kart, de 16 a 21 anos, que não tenha participações em competições oficiais de automobilismo.

Se tem automobilismo no RS, tem Gaúcho da Fruteira

O que mais se ouve ou lê na imprensa "especializada" em automobilismo hoje em dia é: "o automobilismo nacional não tem categorias de base, por isto só temos um piloto brasileiro na F1". Pois eu gostaria de saber, agora, se estes mesmo que reclamam darão o espaço merecido à essa iniciativa que foi criada justamente para suprir esta lacuna.

Box aberto para a F Jr!

Diferentemente de outras categorias, que exigem centenas de milhares de reais por temporada (ex: F3 Sudamericana e a já "morta" Fórmula Futuro), a F Jr aposta no baixo custo para atrair grid, e já conseguiu, logo na estréia do campeonato: o custo anual, com tudo incluído, é de R$ 55 mil por ano (aproximadamente R$ 7 mil para cada uma das 8 etapas), fez com que treze carros andassem logo na estréia. Equipes consagradas dão total suporte, e não há margem para investimentos diferenciados entre os participantes.

Victor Miranda: 1º pole

Lucas Balbuona: Volta mais rápida do primeiro final de semana oficial

Victor Hugo Matzenbacker, primeiro vencedor
(foto: Bernardo Bercht/Blog Pitlane)

E os nomes que ficaram escritos na história: Victor Miranda fez a pole, com 1:12,208, Victor Hugo Matzenbacker venceu as 2 primeiras provas e Lucas Balbuona cravou a melhor volta do final de semana, com 1:11.771.

Pega pela ponta! Matzenbacker assumiu após Safety Car.

Peleia...

...de gente grande.

Também é preciso aprender que carro quebra...

...e às vezes batidas também fazem parte.

As seletivas mostraram que os pilotos estava preparados, o que foi comprovado nos treinos e provas: gurizada levou o carro, com motor GM 1.4 de pouco mais de 100 cavalos, a fazer a veloz curva 1 de Tarumã "flat", a 180 km/h, e fazendo disputas de posição de gente grande!

Bruna Tomaselli não dá mole pra gurizada

Outro fato de destaque é a presença feminina no grid, com Bruna Tomaselli, que chegou em 4º em ambas as corridas. Não deu moleza pros guri! 

Se Tarumã separa os "homem" dos "guri", então a pilotada da F. Jr. já provou que, de guri(a), não tem ninguém!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Copa Fusca: um bom começo de temporada.

Revoada dos "escarabajos"! (Foto: Paolo Reis)
Todos os direitos reservados - All rights reserved. Proibido uso comercial,
qualquer edição ou alteração da imagem sem autorização do autor.

Neste domingo, em Tarumã, a Copa Fusca deu uma amostra de que terá bons grids no ano em que completa seus 25 anos ininterruptos, firmando-se como a monomarca mais longeva em atividade no Brasil, remontando ao seu começo como Speed 1600, no ano de 1988.

A dança das Fusquetas...

...são um espetáculo único!

Dos 16 aos 60: Tiago é o mais jovem, e Henry Paulo Dias o piloto com mais idade

Foram 17 inscritos, um excelente número para uma monomarca de um modelo que há mais de década não é fabricado. No ano 2000, a adoção do motor VW AP 1600, refrigerado a água, ajudou na sobrevivência da categoria.

Everson Melo chegou a ser superado na 1ª bateria, mas venceu

Guizzo rodou na curva 1

Norberto Martins com Vanderlei sentado na cachorreira!

Mais um "sentado na cachorreira": Tiago persegue Regio...

...que acabou desclassificado da 1ª bateria.

Rodrigo "Sucata" Dimare fez boa 1ª bateria, chegando em 5º

Na pista, Everson Melo #26A, após fazer a pole com 1:23,173, foi perseguido e chegou a ser superado na 1ª bateria por Norberto Corrêa #79A, porém este teve problemas na sétima volta e deixou o caminho livre para Melo, que foi seguido por Fighera #8A (atual campeão da categoria). O guri Tiago Takagi #54A, atual campeão da cat. B, travou bom pega com Jair Régio #27B, mas este acabou desclassificado. Mais atrás, bons pegas também ocorreram, o que já é clássico na Copa Fusca.

Fighera firmou-se no 2º posto

Antônio Schultz reestreou na categoria

Sérgio Rocha estreou bonito carro azul

Régio capotou, mas saiu bem (Foto: Fernando Silva/Schaefer Assessoria)

Na 2a bateria, Fighera exerceu maior pressão sobre Melo, mas não conseguiu tomar a ponta. Tiago Takagi parou logo na 2ª volta, e na 3ª um grande susto nos presentes com a poeira levantada pela capotagem de Régio na Curva 9, que felizmente só causou danos à "barata". Para ver o vídeo e a sequência, clique aqui.

Os resultados completos já estão divulgados aqui. Abaixo, o três primeiros de cada categoria (categorias formadas pela experiência dos pilotos):

Cat. A:

1º A: Everson Melo

2º A: Moacir Fighera


3º A: Daniel Oliveira

Cat. B:

1º B: Norberto Martins


2º B: Vanderlei Pires

3º B: Dr. Paulo Fontes

terça-feira, 26 de março de 2013

Passando a limpo o final de semana: Marcas e Pilotos

...pois a peleia vai recomeçar!

Apesar do grid de 27 carros, ainda aquém dos recentes anos áureos da categoria (2009/2010), podemos dizer que o Gaúcho de Marcas e Pilotos começou a temporada muito bem. É que a prova foi recheada de boas disputas, tanto na ponta quanto em pelotões mais atrás.

Ribeiro-show

Luiz Carlos Ribeiro (Uno #44 - Charrua), salvo a largada e primeiras voltas da 2ª bateria, onde chegou a ser pressionado por Fernando Jr (Celta #6 - Itaipava), não tomou conhecimentos dos adversários, abrindo quase meia reta de vantagem, com um motor que "apitava" bonito na reta e com um contorno de curva 1 que eu considero muito próximo da perfeição, Ribeiro fez uma de suas melhores provas no Marcas, desde que lembro de acompanhá-lo (2009 em diante). Finalizou cada uma das baterias com mais de 2s de vantagem.

Machão x Wermuth Jr.

"Batendo uma portinha"

Esquadrilha da fumaça

Rodrigo Miguel assistindo de camarote

"Choka" infiltrou-se no pelotão de vanguarda na 2ª bateria

No pelotão que vinha logo atrás, porém, o "bicho tava pegando" de verdade, com direito a curvas de lado, estilo drift, dividida de curva e tudo mais. Na 1a bateria Ênio Wermuth Jr. (Celta #6 - Itaipava), passou o tempo todo no encalço de João Cardoso Jr. (vulgo "Machão", Celta #10 - AutoRacing Shocks) e assumiu a 2ª posição, seguidos de perto por Rodrigo Miguel (Celta #85 - Hiperforma), que chegou em 4º. Na 2ª bateria, Rodrigo Miguel pulou para a 2ª posição, e assim terminou. Analino "Choka" Sirtuli (Corsa #8 - Toco Plataformas) tomou o 3º posto, à frente de Wilson Pinheiro (assumindo o Celta #10), e caindo o Celta #6 (agora com Fernando Jr.) para 6º, atrás de Roger Sandoval (Celta #99).

Pegas tomaram conta de outros pelotões

Rubens Tilkian veio prestigiar Gaúcho de Marcas

Dalmo e Serdeira lavantaram a rodinha do Uno

Seninha sentiu a dificuldade do Gol com aro #14

Mais atrás, tivemos bons pegas também, em outros pelotões. Destaque para a presença do piloto do Brasileiro de Mercedes Challenge, Rubens Tilkian, a bordo do Celta #35 (Grupo Pacaembu) da equipe WCR, sendo companheiro de equipe de Fernando Jr., também piloto da Mercedes. Tilkian travou um pega ferrenho com o Uno #38 de Dalmo Carneiro/Edson Serdeira. Já Luiz Sérgio Sena Vargas Jr., o "Seninha", sentiu a dificuldade do modelo VW Gol com a nova configuração de rodas e pneus aro "14 e finalizou em 7º, relatando que, mesmo com 70 libras, a traseira do carro não "soltou", dificultando o contorno de curva, e informou que pretende partir para um carro da GM.

No resultado final (soma das baterias), Luiz Carlos Ribeiro venceu, seguido de Rodrigo Miguel e Wilson Pinheiro/Machão Cardoso, Choka e Fernando Jr./Wermuthinho (todos da cat. A, fotos acima). Confira, abaixo, a imagem dos cinco primeiros das cat. B e N.

Categoria B:

1º B/8º geral: Christian Petroll

2º B/9º geral: Alexandre Cé/Leandro Scherer

3º B/10º geral: "Cadu" Maciel

4º B/11º geral: Celso Schuler/Juliano Salton
5º B/14º geral: Rubens Tilkian

Categoria N:

1º N/12º geral: Paulo Flores

2º N/13º geral: Yussef Lahude/Ronaldo Giordani

3º N/15º geral: Daniel Elias

4º N/16 geral: Marcos Silveira

5º N/17º geral: João Batista Rosa