terça-feira, 31 de janeiro de 2012

12 Horas de Tarumã 2011 será exibida no Speed Channel


Pessoal, todos ligados nos novos horários do programa das 12 Horas de Tarumã! Fiquei sabendo que o Passat Canhão faz umas participações!

Sexta 3 – 9:30 e 22:00
Sábado 4 – 9:30 e 23:00
Domingo 5 – 9:00 e 23:00

Não percam!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Si fuera facil...

...se llamaria FÚTBOL!

Sem mais.

(Retirado do Facebook, não consta o crédito)

As telas do Muccillo: os #99 do Hoerlle

Acrílica sobre tela 100x70cm 2011 - Paulinho Hoerlle 99 - col. Hoerlle

A tela acima é obra de Roberto Muccillo Torino, brilhante artista que tem telas nas coleções de grandes pilotos regionais, nacionais, e até de outros países, além de tocar o excelente Jornal Pit Stop, no tenho a honra de ser colunista.

Trata-se de tela feita para o lendário Paulo Hoerlle, e retrata bem 3 momentos da sua carreira, começando nas DKWs, sendo multicampeão gaúcho com o Uno #99, e na atual fase com o protótipo MCR, com o qual já foi vencedor de 12 Horas de Tarumã.

Curtam esta verdadeira obra de arte!

Jacarepaguá: automobilismo também é esporte!


O Rio não pode ficar sem autódromo!

A frase parece óbvia, mas parece que o pessoal lá da Prefeitura do RJ e demais responsáveis não sabem disso.

Depois de mutilar o clássico autódromo de Jacarepaguá (palco de muitas peleias das boas épocas da F1), cortando parte do traçado para criar um complexo olímpico para os tais Jogos Panamericanos, agora querem terminar com o pouco que restou, sem construir o novo autódromo prometido (Deodoro).

Se liguem aí, "otoridades"! Mais respeito com o automobilismo, pois este esporte tem uma legião de apaixonados que não podem ser ignorados. A CBA andou interpelando judicialmente sobre a questão, conseguindo algum êxito, mas a guerra continua.

Vocês sabem que o foco aqui no Blog do Passatão é automobilismo gaúcho, qualquer coisa relacionado a ele (campeonatos daqui, pilotos que correm fora do RS, etc), mas acima de tudo está a paixão pelo automobilismo, então estou com a galera da velocidade carioca. Contem comigo e com a pilotada gaúcha!

Missa de Sétimo dia de Tibiriçá de Los Santos

Será realizada hoje a missa de sétimo dia do nosso amigo Tibiriçá, às 18h, na Igreja São Sebastião, Protásio Alves, 2542.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Passatube: Mais relíquias em vídeo! Pra amenizar a overdose de futebol na TV

Já que o canal de corridas resolveu passar futebol, aqui vão mais dois vídeos que são diversão garantida para quem gosta de automobilismo gaúcho. Aliás, acabei de ter a idéia de batizar a seção de vídeos aqui do Blog do Passatão como PASSATUBE.




O primeiro é mais um que o Gilson Gutheil ripou de um DVD do acervo do Sabiá. Marcas e Pilotos 1993 em Tarumã, TV Guaíba mostrando, um a um, os carros e pilotos, com tempo de volta e patrocinadores. Muito legal, várias lendas do nosso automobilismo aparecem! Pole do Voyage #12 de Flávio Pilau e Luís Melo, com o tempo 1:22,436. Um "temporal", se considerarmos o uso de pneu radial e preparação bem limitada (pneus radiais, carburador miniprogressivo, comando de válvulas ZBA...), além de serem projetos mais antigos. Eu lembro bem deste tempo, já ia direto a Tarumã fazia muitos anos. Excelentes tempos. Ah, achei o Wagner Santos igualzinho, hehehe!




O outro vídeo encontrei no Youtube, mostrando o Campeonato Brasileiro de Endurance de 2007, 2ª etapa em Tarumã, dia 27/05/2007. Organizado por Toninho de Souza, tinha transmissão pelo canal NSC, a etapa contou com diversos carros de fora, principalmente do Paraná. Após o MCR #46 (João Ganso/Vitor Genz) liderar por um bom tempo (aliás, o João Sant'anna aparece nos dois vídeos!), os "gringos" Stedile chegaram a liderar com o Spyder Opel #7, mas no final a vitória ficou com o Mitsubishi Lancer Stock Car dos paulistas Eduardo Souza Ramos/Leandro de Almeida. Muito legal, só não é perfeito pois o locutor não conhece os carros, os pilotos, o nome das curvas... Mas as imagens são um verdadeiro show.

Curiosidades: aos 32 minutos de vídeo é possível ouvir a narração do nosso Ademir Perna Moreira, e ver o gringo Marcos Moschetta, o mago das imagens do automobilismo gaúcho. Aos 39min26s, de preto empurrando o Voyage amarelo, aparece o Roberto Feijó, da MK Mekânica, que atualmente é o preparador de suspensão e freio do Passat Canhão #8. O Paulo Sabiá correu até 2006 com este Voyage, com o qual foi campeão gaúcho de Endurance em 2000.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Passatube: Vídeos do dia: Passat Sabiá onboard, 1993, e Endurance, 2000







O Gilson Gutheil, sobrinho do lendário Chico Bala, está fazendo um excelente trabalho de ripar alguns dvds com imagens antigas do automobilismo gaúcho, e colocar no Youtube.

Vejam, acima, vídeo onboard no Passat do Sabiá e do Tardivo no Marcas e Pilotos, em Guaporé, 1993. Rola um peguinha com o Voyage do Chico Bala.

O outro é uma compilação de imagens do Gaúcho de Endurance, no ano 2000.

Sou saudosista, talvez até chato, mas não dá pra não dizer: Ô, TEMPO BOM!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Faleceu Tibiriçá de los Santos, piloto do Renault "Rabo Quente" 1948 da Copa Classic

Copa Classic de luto pelo falecimento de Tibiriçá 

Em abril Tibiriçá (esq.) participou do programa Bate Roda, na Band AM


Vídeo com a participação de Tibiriçá no rádio 

A família da Copa Classic está de luto.

Faleceu neste domingo, às 19h, o nosso valente Mário Tibiriçá de los Santos, piloto do Renault 4cv "Rabo Quente" #34.

Tibiriçá lutava há oito meses contra um câncer no esôgafo. Sua última participação foi na 2ª etapa 2011 da Copa Classic, em Guaporé, chegando em 2º na categoria A. Foi vice-campeão da categoria e chegou a receber seu troféu, levado por Fabiano Zanon, coordenador da categoria.

Informações preliminares indicam que o velório será a partir das 11h30min no Crematório Metropolitano São José, e a cerimônia de cremação às 16h, na Av. Prof Oscar Pereira, 584 - Azenha  Porto Alegre - RS.

Os coordenadores da Copa Classic, em nome da categoria, de seus pilotos e amigos, lamentam a perda deste grande ser humano.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

8 ou 80: Arquivos do Roberto Lacombe na Speed 1600!

É 8 ou 80: Roberto Lacombe ou J.B. Rodrigues (1990, Curva 1, Tarumã)

Apesar de ser território de muita "bobajada" (Teló, "estupro no BBB", Luiza no Canadá), a rede social Facebook serve para muita coisa boa. Uma delas é a divulgação de material pelos apaixonados pelo automobilismo, tanto atuais quanto históricos.

No início da madrugada desta sexta o piloto Roberto Lacombe, que competiu nos anos 90 na fantástica Speed 1600 (que eu muito acompanhei em Tarumã), divulgou várias pérolas dos seus arquivos.

Na foto acima o Lacombe #8 divide a veloz curva 1 de Tarumã com o João Batista Rodrigues #80. O preparador dos motores era o mesmo, João Mascarello, de Viamão. Talvez esta informação explique o equilíbrio da disputa.

Todo esse "Fusquedo" fez parte da formação do meu vício por automobilismo, pois acompanhava quase todas as etapas do regional, nesta época, com direito a churrasquinho do "coroa", que é, com certeza, o grande "culpado" por me colocar neste mundo.

Chega de papo e vamos às imagens!

Outro ângulo da disputa #8 e #80


Na chuva em Guaporé, 1990


Liderando na chuva, em Guaporé, 1990


Mais uma na chuva em Guaporé


Também em Guaporé, agora no seco


Sobresterço na 1 de Tarumã, 1990


Entrada da 9 em Tarumã, liderando


No grid em Tarumã, com o amigo e chefe de equipe Geraldo Ramos


Liderando, na reta de Tarumã, 1991


Contorno do Tala Larga, Tarumã, 1991


Fazendo a tomada do Tala


Andando entre os ponteiros em Curitiba

A foto acima merece um registro especial: foi tirada em 1991, em Curitiba. Prova dos Speeds juntamente com a F3 Sudam, participaram 11 gaúchos, 9 de São Paulo, 3 do Paraná e 2 do Rio de Janeiro. Os gaúchos faturaram a prova, com Guto Furst em 1º, fizeram a 3ª colocação com André Senger e o Lacombe ficou em 4º. Mazááá, gauchada!



Mais duas da Speed 1600 acima, divulgadas em jornal. Cabe lembrar que a Copa Fusca, sucessora da Speed 1600, está se fortalecendo e tem tudo para dar um show de grid na temporada 2012. Todas as categorias estão trabalhando para que o automobilismo gaúcho vá voltando a ter o destaque de outrora.

Mãos à obra!

PS: Hoje o Lacombe é colunista do Jornal PitStop (meu colega), pode ser visto frequentemente nos autódromos, e está sendo aliciado por mim a voltar às pistas. Na Copa Classic, lógico!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Vende-se um Tubarão

Tubarão (bi) Campeão à venda

Mascote da equipe mete medo

Antes de mais nada: calma, IBAMA. Não se trata de nenhum crime ambiental, mas do modelo atual do protótipo MC Tubarão, que está sendo aposentando pela competente equipe MC, de Campo Bom, do patriarca Carlinhos Andrade, atualmente chefiada pelo filho Carlos Geison (conhecido como "Né").

Trata-se de um protótipo MCR, fabricado pela MetalMoro, com diversas modificações e melhorias feitos ao longo do tempo pela equipe, tendo alcançado nada mais, nada menos, que o bi-campeonato gaúcho de Endurance e das 12 Horas de Tarumã (nos anos 2010 e 2011), já com o filho Tiel de Andrade no comando, em parceria com Bruno Justo (e Dudu Dieter, nas 12 Horas).

O Tubarão, mais do que um protótipo, é um personagem e uma lenda no automobilismo gaúcho, e até mesmo nacional. A primeira versão foi lançada em 1996, assim batizado por causa de sua aparência, que lembrava um tubarão, totalmente construído pela MC, com base em um Opala 6 cilindros (carro com que Carlinhos corria, depois do Chevette), e o carro foi utilizado para teste de combustíveis em parceria com a Petrobrás, e é considerado o primeiro nacional de competição a utilizar injeção programável. Aliás, a parceria com a Petrobras continua até hoje, estando sendo desenvolvido combustível para motores "pequenos", que poderão vir a ser usados na F1 em breve.

I

II

III

IV

V

VI

VII

Passou por diversas outras versões, com suas motorizações: II e III (Opala 4.1); IV (Omega 4.1); V e IV (Chevrolet V8 500cv); e VII (Golf Turbo 1.9 20v), o último fabricado pela MC, antes do MCR que está à venda (VIII), e o primeiro a não ter a configuração motor dianteiro/tração traseira (era tudo na traseira). Confira a história detalhada do Tubarão aqui. Algumas versões do Tubarão estão em muito boas mãos: repousam no fantástico Museu do Automobilismo Brasileiro, de Paulo Trevisan, em Passo Fundo.

O protótipo está sendo vendido sem motor e câmbio, pelo valor de R$ 25 mil, incluindo 4 rodas inglesas, carenagem completa com frente reserva. Separadamente está sendo vendido o câmbio Hewland FT 500 sequencial de 5 marchas por R$ 25 mil. Carros de alta performance são assim: um bom câmbio pode custar o valor do carro.

O motivo da venda é que a equipe está montando o Tubarão IX, que será baseado no MRX (modelo novo da MetalMoro), desta vez equipado com motor Ford Duratec 2.0 16v turbo.

Conhecendo a história e o potencial da equipe, está nascendo mais uma geração para disputar a ponta, que certamente travará duras disputas com o MCR #99 (Golf 20v Turbo) dos Hoerlle, o MRX #4 dos Bertuol (que deverá vir com motor Opel 2.0 16v turbo neste ano) e o #46 de Kray/Sant'anna (Golf 20v Turbo).

Tomara que este que está à venda caia em boas mãos, pois é peça importante no automobilismo gaúcho.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Festa no Automobilismo do Rio Grande do Sul, iniciam-se as obras em Tarumã

Nesta segunda-feira, 16 de janeiro, pontapé inicial foi dado nas obras de reforma


O inicio de 2012 tem sido brilhante para o automobilismo de asfalto no Rio Grande do Sul, após a reorganização das categorias Endurance e Copa Fusca, mais uma novidade traz alegria para os fãs da velocidade no estado. Iniciaram as obras de reforma da área de box do mais veloz autódromo do Brasil, Tarumã, mantido pelo Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e localizado na região metropolitana de Porto Alegre.

O comunicado emitido pelo Administrador do Autódromo, Márcio Pimentel, era aguardado por toda família da velocidade não apenas no estado, mas em todo o Brasil. Tarumã receberá novos e modernos boxes, mais amplos e prontos para receber todas as categorias do Brasil. Além do trabalho na área de box, estão previstas melhorias nas áreas de escape da curva oito e dois.

O templo da velocidade, como o autódromo de Tarumã é conhecido ganha nova vida aos 41 anos de vida. Apenas os pilotos que desafiaram e desafiam a Curva Um flat sabem o significado que o autódromo tem. Nenhum outro no país reúne tão bem as características básicas do automobilismo, que é a velocidade pura.

Abaixo, o comunicado na íntegra de Márcio Pimentel representando o Automóvel Clube do Rio Grande do Sul:

"Boa tarde senhores,


Iniciamos nesta segunda-feira a nova fase de Tarumã, com o início da retirada das portas dos atuais box, para na sequência os demolirmos e posteriormente construir os novos, já atendendo a solicitação da Vicar, promotora da Stock Car e Brasileiro de Marcas.


Importante informar que a Vicar, através do senhor Carlos Col, realizou uma grande parceria e envolvimento na ajuda para viabilização das obras, bem como também de relacionamento, para que esta nova fase seja alcançada com todo sucesso.


Sabemos do grande desafio que será realizarmos todas estas melhorias sem inviabilizarmos nosso Tarumã, mas de grandes desafios é que surgem os grandes Campeões.


Obrigado a todos os que participaram desta batalha e que nunca deixaram de acreditar em nosso trabalho, assim como na boa vontade de nossos parceiros, bem como em toda a Diretoria do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul


Em especial meus particulares agradecimentos ao Carlos Col (VICAR), Nestor Valduga (CBA), Carlos de Deus (FGA), Paulo Fernando Poeta (ACRGS), João Sant'Anna (ACRGS) e Luciano Mottin (ACRGS).


Um forte abraço a todos e agora sim:


UM FELIZ 2012

Márcio Pimentel

Administrador do ACRGS"

Erlon Radl - Automobilismo Online
Foto: Márcio Pimentel - ACRGS

sábado, 14 de janeiro de 2012

domingo, 8 de janeiro de 2012

Não preciso dizer que sou fã de VW, né? Os "alemôn" sabem o que fazem.

Segura, peão!

Legítimo D3

Tesão, só se afivelar e acelerar!

Lógico que os quadradinhos são os mais bonitos!

Elas também gostam.
 
Apenas curta as imagens, e responda: os alemães sabem, ou não, o que fazem?!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Momentos da equipe Hoerlle Racing nas 12 Horas de Tarumã

O experiente Paulo Hoerlle, no comando da viatura

O cockpit da barata parece o de um avião

Equipe preparada para ir à pista, nos treinos de quinta

Uma das mais tradicionais equipes do automobilismo gaúcho, a Hoerlle Racing, mostrou mais uma vez, sua competência e garra, nas 12 Horas de Tarumã 2011, com o MCR #99 AP Turbo, com os experientes Paulo Hoerlle/Alexandre Hoerlle (tio e sobrinho, Alexandre é filho de Ivan, irmão de Paulo e preparador do carro), acompanhados pelos novos talentos do automobilismo gaúcho, Pedro Castro/Giovani Bianchessi, que em 2011 disputaram a Fórmula 1.6 e o Gaúcho de Marcas, respectivamente. Em 2000 Paulo e Alexandre venceram as 12 Horas, em parceria com o pai e o tio de Pedro, os botas Vitor Hugo e Luís Alberto Castro.

MCR #99 bate forte em treino, devido a acelerador trancado

Equipe correndo contra o tempo para consertar o carro

Ivan Hoerlle e equipe, trabalhando forte na recuperação do carro

Após uma forte batida no muro da entrada da curva 2 no treino livre de sexta, quando um problema num cabo de acelerador novo, que trancou, fez com que Paulo Hoerlle perdesse o controle e não tivesse como evitar a colisão.

Após muito esforço, equipe respira aliviada, pronta para ir à peleia

MCR #99 alinhado no grid

Após um forte trabalho da equipe, que virou a noite trabalhando, o carro estava pronto para a largada no sábado, ocupando a 2ª posição na cat. I e 3ª posição geral, com o tempo de 1:02,932.

MCR #99 resistindo à maratona, já nas últimas horas de prova


Passada pelo box para arrancar o bico e finalizar prova

De manhã, faltando poucas voltas para o final, após problemas normais em provas de longa de duração, o carro, bastante desgastado, acabou batendo na Curva do Laço, forçando Giovani Bianchessi a fazer uma rápida parada nos boxes para que o bico fosse arrancado, e o protótipo conseguisse finalizar a prova, em 3º lugar na categoria e 4º geral, mesma da largada.

Bico da última batida virou souvenir

Agora, olha que bacana: ao invés de ir para o lixo, os Hoerlle presentearam o Teodoro Janusz, piloto da Copa Classic (e dono de uma bela garagem cheia de DKWs), com o bico do derradeiro choque. Nada mais justo, afinal, esta peça já faz parte da história do autombilismo gaúcho!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Umas voltinhas de Mercedes SLS GT3 no Velopark

Que onça!


Botando o pé no porão do Mercedão!

Embarque na Mercedes SLS que venceu as etapas do Velopark no Itaipava GT Brasil, com Sérgio Jimenez.

Uma verdadeira usina, além de muito bonito. Pude acompanhar "in loco", lá no autódromo.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Um agradecimento especial a Rodnei Tardivo e cia!

Fabiano Bareta, "Neco" e Alexandre Lima e equipe, com Gol #77 nas 12 Horas 2011

Trabalho de box da equipe

Um agradecimento especial do Blog do Passatão e Niltão Amaral a Rodnei Tardivo ("Neco"), Fabiano Bareta e equipe, por sempre darem uma força especial ao Passat Canhão #8.

Da última vez, resolveram um problema de alternador ocorrido instantes antes da saída para o treino classificatório das 12 Horas de Tarumã, na quinta, possibilitando a participação do Passatão na classificação.

Infelizmente o Gol #77 do trio Tardivo/Bareta/Lima teve um problema na madrugada que encerrou a participação na prova. Mas trata-se de equipe guerreira, que sempre está no páreo pela vitória em tudo que participa.